Boas-vindas ao openEvoc 1.0

Iniciar openEvoc
Aviso (26/01/2024)
Esta versão está em testes e ainda não suporta a exibição em celulares e tablets com telas reduzidas. A resolução mínima recomendada é de 1024x768. Em caso de problemas, recarregue a página em seu navegador.

Siga as instruções passo a passo para importar os dados da sua pesquisa e realizar a análise prototípica. Nesta versão não é necessário criar uma conta e nenhum dado será armazenado no servidor do openEvoc.

Ao final do novo processo, você poderá exportar relatórios, gráficos e tabelas geradas na análise. Caso deseje reiniciar a análise, selecione a opção correspondente na última tela ou recarregue o site em seu navegador.

O documento com os dados da sua pesquisa deverá ser elaborado no formato XLSX, utilizando programas como Microsoft Excel ou Libre Calc. Em caso de dúvidas, utilize o modelo fornecido.

A página de ajuda oferece orientações básicas de uso.

Como citar

APA: Sant’Anna, H. C. (2024). openEvoc (1.0) [Software]. Universidade Federal do Espírito Santo - Grupo de Pesquisa em Formalizações Matemáticas da Cognição e Design. https://hugocristo.com.br/projetos/openevoc

ABNT: SANT’ANNA, H. C. openEvoc. Universidade Federal do Espírito Santo - Grupo de Pesquisa em Formalizações Matemáticas da Cognição e Design, 26 jan. 2024. Disponível em: <https://hugocristo.com.br/projetos/openevoc>

Contato

Prof. Dr. Hugo Cristo Sant'Anna
hugo.santanna@ufes.br

Grupo de Pesquisa em Formalizações Matemáticas da Cognição e Design
Universidade Federal do Espírito Santo - Centro de Artes
Departamento de Desenho Industrial
forma.ufes.br | www.ufes.br

Passo 1: Importe os dados

Página inicial

Inicie a análise importando a planilha no formato XLSX editada em programas como Microsoft Excel e Libre Calc. Em caso de dúvidas, utilize o modelo fornecido.

Passo 2: Configurações de importação

1. Documento 3. Estrutura

Selecione a planilha do documento que deseja analisar. Apenas uma planilha poderá ser importada por análise. A primeira linha da planilha poderá ser utilizada para definir os rótulos das colunas (campos) para processamento.

a

Passo 3: Estrutura dos dados

2. Configurações 4. Relatórios

1. Ordenação: Defina a ordem das colunas com as evocações na tabela. A ordenação deve refletir a ordem em que os termos foram evocados pelos participantes.

2. Transformações dos dados: selecione filtros úteis para transformar os termos de modo a aprimorar a análise prototípica.

Transformar tudo para minúsculas
Transformar tudo para maiúsculas
Remover acentos e pontuação
Transformar espaços em sublinhado

3. Lematização: Utilize asteriscos (*) para indicar os radicais das palavras que serão padronizados na análise. Por exemplo, profess*r* computará conjuntamente as frequências e ordens médias de evocação dos termos professor, professora, professores, professoras e professar.


Processar radicais

4. Categorização: Selecione evocações de acordo com critérios satisfeitos pelas demais colunas de dados.

5. Distribuição: Analise as frequências e ordens médias de evocação do banco de dados bruto. Estas informações ajudarão a decidir como lematizar as evocações e demais transformações dos dados. Caso a ordenação das evocações esteja incorreta, altere a sequência no Passo 1 desta etapa.

4. Relatórios do processamento

3. Estrutura

Frequência 0 e Ordem média 0

Exibir: média mediana centróides grupos
Grupos: Passos: Simulações:

Distribuição dos termos

Exibindo do 1º ao º termos

Frequência / Ordem Média de Evocação

OME < OME ≥
f >
f
Frequência mínima: (%) ≅ (abs)
Salvar projeto

Salvar Cancelar