currículo expandido

e-mail para hugo.santanna@ufes.br instagram @designcogsci twitter @designcogsci youtube github hugocristo modeling commons (netlogo)

Visão geral

Olá, meu nome é Hugo Cristo Sant'Anna. Este site está no ar desde 2000, "tentando" organizar e concentrar meus projetos envolvendo design, computação e psicologia sob a epistemologia das ciências cognitivas.

Sou designer, programador autodidata (ex-demoscener) e músico. Em 1998, comecei a atuar no mercado capixaba como webdesigner, integrando equipes do Terra, Gazeta Online e Vitelco Engenharia. Fui sócio de três negócios da área de design: Design Az, Halftone e Evne/Prototípica. No tempo livre, ajudei a desenvolver projetos pioneiros como o GVCrime.

Meus interesses de pesquisa articulam o ensino de design, teoria em psicologia e pensamento computacional, com desdobramentos em projetos de ensino e extensão — veja detalhes no Lattes.

Me interesso por todos os tipos de linguagens de programação e suas aplicações ao ensino do design. Tenho uma longa história com C, tecnologias Web, PHP e estou em um relacionamento sério com R e NetLogo.

Contatos

Tenho perfis públicos no Twitter e Instagram. Mantenho minhas publicações atualizadas em Academia.edu e textos não publicados no OSF.

Meu endereço de e-mail institucional é hugo.santanna@ufes.br.

Histórico acadêmico

Sou bacharel em Desenho Industrial, formado pela Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes (2003), com mestrado (2007), doutorado (2014) e estágio de pós-doutorado em Psicologia (2018) pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da mesma instituição.

Atuo como professor do ensino superior desde 2004, tendo lecionado em cursos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Design de Produto, Design de Moda, Engenharia Civil e de Produção de instituições privadas no ES. Desde 2009, sou professor do quadro permanente do Departamento de Desenho Industrial da Ufes. Desde 2021, integro o quadro de professores colaboradores do PPGP-Ufes, orientando pesquisas de mestrado na linha "Processos Psicossociais".

Coordenei o Laboratório de Design Instrucional do então Núcleo de Educação Aberta e a Distância (atual Superintendência de Educação a Distância) da Ufes (2009-2011). Em 2014, fundei o Laboratório e Observatório de Ontologias Projetuais (Loop), grupo de pesquisa sediado no Centro de Artes das Ufes, após as experiências com o Núcleo de Interfaces Computacionais - NIC (2009-2011) e Laboratório de Psicologia da Computação - LabPC (2012-2013).

Fui coordenador do Curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Estácio de Sá de Vitória, em 2008, e do Curso de Design da Ufes entre 2014 e 2017. Nas duas oportunidades, os respectivos cursos passaram por avaliações de comissões do Inep.

Atualmente (2021+), sou responsável pela disciplina Design Computacional no Curso de Design da Ufes. Antes (2004-2019), ministrei disciplinas da graduação relacionadas à teoria e história do design, projeto de identidades visuais, jornalismo visual, artes gráficas, computação gráfica, multimídia, ergonomia, marketing, métodos de projeto, representação gráfica e optativas das áreas de empreendedorismo e psicologia.

Na pós-graduação (2018+), geralmente oferto seminários relacionados a métodos computacionais para a coleta, processamento, análise e visualização de dados de pesquisas em psicologia.

Criei e coordenei o projeto de extensão Imersão em Design (2014-2019), que apoiou agroindústrias familiares, artesãos e empreendimentos populares em 13 municípios capixabas por meio do melhoramento da comunicação visual, estratégias de comercialização e exposição de produtos. Fui eleito e exerci o mandato como conselheiro e representante do ES na Setorial de Design do Ministério da Cultura (2015-2017).

Coordenei a equipe que desenvolveu os aplicativos Aedes Zero (2016), aplicativo educacional para a educação infantil e ensino fundamental; CuidarTech Amamenta, vencedor do 1º lugar (Categoria Profissional) no 25º Prêmio Pesquisando em Enfermagem do Departamento de Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem Anna Nery da UFRJ; CuidarTech Neo, vencedor do Prêmio Maria Miriam Lima da Nóbrega no 16º SINADEn - Simpósio Nacional de Diagnóstico de Enfermagem; e SigDesastre (2019-2021), portal de monitoramento de notícias referentes ao desastre da Barragem de Fundão em Mariana (MG), desenvolvido em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Ufes, com recursos do Edital 03/2018 do Programa de Pesquisa para o SUS (PPSUS).

Sou autor e mantenedor das plataformas openEvoc (2013+), dedicada à análise de dados de pesquisas em Representações Sociais; Tatuí e Taruíra (2018+), mineradores de dados de artigos do portal Scielo, periódicos baseados em OJS e Plataforma Sucupira (Capes); Fred2 (2020+), sistema personalizado de instrução online utilizado em disciplinas da graduação e pós-graduação da Ufes durante o ensino remoto (2020-2021); e RocketSocket (2014+), ambiente online para ensino-aprendizagem de princípios da Computação para iniciantes.

Integrei o grupo de pesquisadores do DRS-Arranjo 4 Norte/Nororeste (2020-2021), responsável pela coleta e análise de dados para a elaboração do Plano Estadual de Desenvolvimento Regional Sustentável, em parceria com o Instituto Jones do Santos Neves e Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do ES.

Desde agosto de 2021, sou coordenador da equipe de design do Hub Criativo Virtual (2021-2022), portal estadual de informações sobre a economia criativa, desenvolvido no âmbito do Projeto ES+ Criativo da Secretaria de Cultura do ES.

Em 2022, iniciei um novo grupo de pesquisa dedicado ao estudo de modelos matemáticos da cognição e design, substituindo o Loop.

Home