Visão geral
Olá, meu nome é Hugo Cristo Sant'Anna. Este site está no ar desde 2000, "tentando" organizar e concentrar meus projetos envolvendo design, computação e psicologia sob a epistemologia das ciências cognitivas.
Sou designer, programador autodidata (ex-demoscener) e músico. Em 1998, comecei a atuar no mercado capixaba como webdesigner, integrando equipes do Terra, Gazeta Online e Vitelco Engenharia. Fui sócio de três negócios da área de design: Design Az, Halftone e Evne/Prototípica. No tempo livre, ajudei a desenvolver projetos pioneiros como o GVCrime.
Meus interesses de pesquisa articulam o ensino de design, teoria em psicologia e pensamento computacional, com desdobramentos em projetos de ensino e extensão — veja detalhes no Lattes.
Me interesso por todos os tipos de linguagens de programação e suas aplicações ao ensino do design. Tenho uma longa história com C, tecnologias Web, PHP e estou em um relacionamento sério com R e NetLogo.
Contatos
Tenho perfis públicos no Twitter/X e BlueSky. Mantenho minhas publicações atualizadas em Academia.edu e textos não publicados no OSF.
Meu endereço de e-mail institucional é hugo.santanna@ufes.br.
Histórico acadêmico
Sou bacharel em Desenho Industrial, formado pela Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes (2003), com mestrado (2007), doutorado (2014) e estágio de pós-doutorado em Psicologia (2018) pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da mesma instituição.
Atuo como professor do ensino superior desde 2004, tendo lecionado em cursos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Design de Produto, Design de Moda, Engenharia Civil e de Produção de instituições privadas no ES. Desde 2009, sou professor do quadro permanente do Departamento de Design (ex-Desenho Industrial) da Ufes. Desde 2021, integro o quadro de professores colaboradores do PPGP-Ufes, orientando pesquisas de mestrado na linha "Processos Psicossociais".
Coordenei o Laboratório de Design Instrucional do então Núcleo de Educação Aberta e a Distância (atual Superintendência de Educação a Distância) da Ufes (2009-2011). Em 2014, fundei o Laboratório e Observatório de Ontologias Projetuais (Loop), grupo de pesquisa sediado no Centro de Artes das Ufes, após as experiências com o Núcleo de Interfaces Computacionais - NIC (2009-2011) e Laboratório de Psicologia da Computação - LabPC (2012-2013).
Fui coordenador do Curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Estácio de Sá de Vitória, em 2008, e do Curso de Design da Ufes entre 2014 e 2017. Nas duas oportunidades, os respectivos cursos passaram por avaliações de comissões do Inep.
Atualmente (2021+), sou responsável pela disciplina Design Computacional no Curso de Design da Ufes. Antes (2004-2019), ministrei disciplinas da graduação relacionadas à teoria e história do design, projeto de identidades visuais, jornalismo visual, artes gráficas, computação gráfica, multimídia, ergonomia, marketing, métodos de projeto, representação gráfica e optativas das áreas de empreendedorismo e psicologia.
Na pós-graduação (2018+), geralmente oferto seminários relacionados a métodos computacionais para a coleta, processamento, análise e visualização de dados de pesquisas em psicologia.
Criei e coordenei o projeto de extensão Imersão em Design (2014-2019), que apoiou agroindústrias familiares, artesãos e empreendimentos populares em 13 municípios capixabas por meio do melhoramento da comunicação visual, estratégias de comercialização e exposição de produtos. Fui eleito e exerci o mandato como conselheiro e representante do ES na Setorial de Design do Ministério da Cultura (2015-2017).
Coordenei a equipe que desenvolveu os aplicativos Aedes Zero (2016), aplicativo educacional para a educação infantil e ensino fundamental; CuidarTech Amamenta, vencedor do 1º lugar (Categoria Profissional) no 25º Prêmio Pesquisando em Enfermagem do Departamento de Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem Anna Nery da UFRJ; CuidarTech Neo, vencedor do Prêmio Maria Miriam Lima da Nóbrega no 16º SINADEn - Simpósio Nacional de Diagnóstico de Enfermagem; e SigDesastre (2019-2021), portal de monitoramento de notícias referentes ao desastre da Barragem de Fundão em Mariana (MG), desenvolvido em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Ufes, com recursos do Edital 03/2018 do Programa de Pesquisa para o SUS (PPSUS).
Sou autor e mantenedor das plataformas openEvoc (2013+), dedicada à análise de dados de pesquisas em Representações Sociais; Tatuí e Taruíra (2018+), mineradores de dados de artigos do portal Scielo, periódicos baseados em OJS e Plataforma Sucupira (Capes); Fred2 (2020+), sistema personalizado de instrução online utilizado em disciplinas da graduação e pós-graduação da Ufes durante o ensino remoto (2020-2021); e RocketSocket (2014+), ambiente online para ensino-aprendizagem de princípios da Computação para iniciantes.
Integrei o grupo de pesquisadores do DRS-Arranjo 4 Norte/Nororeste (2020-2021), responsável pela coleta e análise de dados para a elaboração do Plano Estadual de Desenvolvimento Regional Sustentável, em parceria com o Instituto Jones do Santos Neves e Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do ES.
Desde agosto de 2021, sou coordenador da equipe de design do Hub Criativo Virtual (2021-2025), portal estadual de informações sobre a economia criativa, desenvolvido no âmbito do Projeto ES+ Criativo da Secretaria de Cultura do ES.
Em 2022, fundei o Grupo de Pesquisa em Formalizações Matemáticas da Cognição e Design (For/ma), substituindo o Loop. As atividades recentes do Forma incluem o desenvolvimento do Painel do Empreendedorismo do Espírito Santo (Edital Fapes DI 007/2022 - ADERES/FAPES), a continuidade do Hub Criativo Virtual (2023-2025, Edital Fapes DI 008/2023 - HUB ES+), projetos iniciação científica envolvendo aplicações da modelagem computacional à Psicologia Social, além do aprimoramento constante da linguagem RocketSocket.
Em setembro de 2023, fui um dos oficineiros convidados da XVI Conferência Internacional sobre Representações Sociais - CIRS, realizada em Bogotá, Colômbia. Na oportunidade, ministrei uma oficina sobre a nova versão do meu programa openEvoc.
A parceria do meu grupo de pesquisa com o Laboratório de Extensão em Desenvolvimento de Soluções (LEDS) do Instituto Federal do Espírito Santo, iniciada em maio de 2024, tem como objetivo desenvolver a nova versão do sistema de gestão da Fundação de Apoio à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). Coordeno uma equipe de designers e psicólogos graduados, além de estudantes graduação, nas atividades de suporte ao projeto.
Em setembro de 2024, fiz parte do grupo de professores responsável pelo minicurso intitulado "Representaciones Sociales: teoría y método del enfoque estructural" (30h) na Universidad de la República - Uruguay (Montevidéu), ofertado a estudantes de pós-graduação daquela instituição. A versão 1.1 (MVD) do openEvoc foi lançada na oportunidade e iniciamos pesquisas em parceria (UFES X UDELAR) sobre psicologia social e qualidade de vida.
Desde 2023, integro a International Association for Perceptual Control Theory (IAPCT), tendo ocupado os cargos de Member at-large (2023-2024) e Director At-Large (2024-2025). A IAPCT se dedica a estudar e difundir a Teoria do Controle Perceptivo, criada por William T. Powers nos anos 1960.
No período de fevereiro de 2024 a janeiro de 2026, atuo como chefe do Departamento de Design do Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo.
Em novembro de 2025, me tornei professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFES, podendo receber orientandos de doutorado a partir de 2026.