Olá estranho (ou amigo),

Meu nome é Hugo Cristo. Este site/blog/whatever foi criado para comemorar meus 20 anos como designer e, principalmente, para pensar caminhos para as próximas duas décadas.

Sou designer, programador, músico e cientista cognitivo, não necessariamente nesta ordem.

Comecei a trabalhar profissionalmente como designer aos 18 anos em 1998, no então Gazeta Zaz, empresa capixaba que surgiu da fusão da Tropical Net com a Gazeta Nutecnet. Era um provedor de Internet com departamento de projetos, o que me proporcionou um excelente início de carreira como programador/designer de interfaces (webdesigner, na época).

No mesmo ano, ingressei na primeira turma do Curso de Desenho Industrial da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Nas últimas duas décadas tive a sorte de atuar como designer em diversas frentes: iniciativa privada e setor público; funcionário e empresário do setor; na informalidade (freelancer dentro de casa) e formalizado, pagando impostos e tentando gerar empregos; como aluno e professor; como pesquisador e extensionista; como professor e coordenador de Curso da área.

Experimentei muitas vertentes e abordagens do design: webdesigner, designer de estúdio, analista de usabilidade, tipógrafo, editor de livros, editor de jornais, projetista de identidades visuais, animador, designer multimídia, fundador de startup, consultor de design, consultor de branding, designer social… Mas sempre me vi como um designer que sabe programar ou como um programador que projeta o que quer que seja.

Em 2005, quando ingressei no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Ufes, comecei a construir a terceira e mais densa camada da forma como vejo meu trabalho. A Psicologia é a lente por meio da qual penso o Design e a Programação. Hoje tenho mais tempo de Psicologia (dois anos de mestrado + quatro de doutorado) que de Design. E tenho ainda mais tempo estudando programação (desde os 8-9 anos) e música (desde os 6) que todo o resto.

Em 2009 assumi o cargo de professor do quadro permanente da Ufes, lotado no mesmo Departamento e lecionando no mesmo Curso no qual me formei em 2003.

Coisas importantes