em Atualizações, Pós-Doutorado

Estou procurando estudantes universitários (graduação ou pós-graduação) que tenham interesse em melhorar suas habilidades de estudo e disponibilidade para participar da minha pesquisa de pós-doutorado nesta temática.

Acesse o formulário de cadastro: https://goo.gl/kgRJKr

Perguntas e respostas

1. Quem é você e do que se trata esta pesquisa?

Se você chegou nesta página sem me conhecer, segue uma breve introdução. Sou professor do Departamento de Desenho Industrial da Ufes. Designer de formação, fiz minha pós-graduação inteira na Psicologia: no mestrado (2005-07) investiguei relacionamentos interpessoais de adolescentes mediados por telefones celulares; no doutorado (2010-14) pesquisei como representações sociais de princípios da Computação podem influenciar o desenvolvimento do pensamento computacional em estudantes universitários.

Minha pesquisa de pós-doutorado (2018) no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Ufes investiga estratégias de programação individualizada do ensino na perspectiva das ciências comportamentais (AEC e CBT). Simplificando, estou pesquisando formas de utilizar tecnologias para aumentar a eficiência dos comportamentos de ensino, aprendizagem e estudo.

Se quiser saber mais sobre as motivações da pesquisa, leia este post.

2. Quem pode participar e como será a participação?

Podem participar estudantes universitários, de qualquer instituição, devidamente matriculados em qualquer curso de graduação ou pós-graduação. Coletarei os contatos dos interessados ao longo do mês de março para criar grupos por área e realizar dois encontros, entre abril e julho de 2018, sendo um encontro individual e outro coletivo:

  1. Entrevista individual e presencial, na Ufes, sobre comportamentos de estudo, com no máximo 1h de duração;
  2. Oficina de desenvolvimento de habilidades de estudo, na Ufes, onde ensinarei técnicas que podem melhorar o comportamento de estudar. A oficina terá vagas limitadas e prioridade para os participantes da entrevista.
3. Como serão divulgados os resultados da pesquisa?

Serão adotadas três estratégias de comunicação dos resultados, respeitando a privacidade e anonimato dos participantes em todas as etapas*:

  1. Edições frequentes, a partir de agosto de 2018, da oficina de desenvolvimento de habilidades de estudo em dois formatos: para professores e para estudantes;
  2. Publicações neste blog, em linguagem acessível a estudantes e professores de qualquer área, abordando as tecnologias elaboradas na pesquisa e seus respectivos fundamentos científicos;
  3. Publicações em períodos e eventos científicos especializados, ou outras formas oportunas (livros, palestras e afins).

[*] Conforme disposto nos termos das resoluções nº466/2012nº510/2016 do Conselho Nacional de Saúde.

4. Como posso levar as oficinas para minha instituição, escola etc?

Mande um alô: hugo.santanna@ufes.br

5. Tenho outras dúvidas sobre o projeto…

Mande vários alôs: hugo.santanna@ufes.br

Comente

Comentário